DSC 5121 copy 300x199 AUTOR

Foto: Orestis Fr

Jornalista brasileiro radicado na Europa há alguns anos, Marcio Pessôa segue atento a questões que dizem respeito à realidade nacional. Segurança pública, direitos humanos e cidadania sempre foram temas que atraíram sua atenção como repórter no Brasil.  A partir dessa vivência e de uma apurada investigação, criou o livro-reportagem Banguela, uma radiografia das mazelas e incoerências do trabalho policial no país.

Atualmente, Marcio Pessôa divide seu tempo entre a Alemanha e a Grã-Bretanha.  Na Universidade de Sussex é doutorando em Estudos do Desenvolvimento, pesquisando Estado e Sociedade na África Austral

Na Alemanha, atua como jornalista na Deutsche Welle, uma das maiores emissoras de notícias do mundo, trabalhando com temas brasileiros e africanos. O convite para atuar na DW surgiu a partir do destaque alcançado como repórter e produtor no Rio Grande do Sul. Em seus 15 anos de jornalismo, teve diversas reportagens premiadas no Brasil e no exterior. A maioria dos reconhecimentos veio com matérias ligadas aos direitos humanos.

Na área acadêmica, além do doutorado em andamento, possui mestrado em Sociedade Civil e Governança Democrática na Universidade de Osnabrueck, na Alemanha, com bolsa de políticas publicas e boa governança do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.

Marcio mantem um blog na internet que pode ser acompanhado em http://blogdopessoa.wordpress.com/